Os Templários tomam a GLOMN


Cavaleiros Templários (Banco de Imagens do J e C GLOMN)
Soberano, Eminente e Poderosos Irmãos da GLOMN são investido Cavaleiros Templários (Foto: J e C da GLOMN)

Calma! O Poder Central da Grande Loja Maçônica Nacional está inteiro, em paz, não foi atacado, tampouco invadido. Como diz o Soberano Grão-Mestre Valdir: “acalmai vossos corações”.


Brincadeiras à parte, no último sábado (12), o Gran Priorado Independente - Comendadoria Templária de São Bernardo de Claraval visitou o Poder Central da GLOMN, sob a liderança do seu Grão-Mestre Pablo Arsênio de Assis Pinheiro e comitiva, com o objetivo da Investidura como Cavaleiros Templários do nosso Soberano Grão-Mestre, Grão-Mestre Adjunto e alguns dos Grandes Secretários.


Na ocasião, o Soberano Valdir Alves Pereira da GLOMN foi investido como Eminente Preceptor do Preceptório de São Paulo. Em ato contínuo, o Eminente Grão-Mestre Adjunto José Noleto Sobrinho; o Poderoso Irmão Adailton Mendes, Presidente do Poder Legislativo Federal; o Poderoso Irmão José Luiz dos Santos, Grande Secretário dos Selos; o Poderoso Irmão Claudiney Rodrigues, Grande Secretário de Finanças, foram investidos como Sargentos Cavaleiros.


Após a Cerimônia de Investidura restrita para os Cavaleiros Templários, foi realizada uma Missa Templária.


Um pouco da Ordem Templária

Estátua do primeiro Grão-Mestre e fundador dos Templários Hugo de Payens (Banco de Imagens do J e C GLOMN)

Os Cavaleiros Templários são uma organização mundial filantrópica filiada à Maçonaria Universal. Portanto, uma organização Paramaçônica.


Diferentemente da iniciação para entrada em uma Loja Maçônica, que se exige a crença em um Ser Supremo, independentemente da crença religiosa, nos Cavaleiros Templários o ingresso é apenas para maçons iniciados que professem a crença na religião cristã.


A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, em latim "Pauperes commilitones Christi Templique Salomonici", conhecida como Cavaleiros Templários, Ordem do Templo ou simplesmente como Templários.


Imagem: Google

Teve sua origem como uma ordem militar de Cavalaria durante os séculos XII e XIV, na Idade Média, fundada ao final da Primeira Cruzada de 1096, com a missão original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista.


Estabeleceram-se originalmente no Monte do Templo de Jerusalém, onde existira o Templo de Salomão, e onde é atualmente a Mesquita de Al-Aqsa. Essa é a origem do termo Templários.


Seu primeiro Grão-Mestre foi Hugo de Payens, e seu último, como é de conhecimento da maioria dos maçons, foi Jacques DeMolay. Em muitas biografias, Jacques também é citado como Tiago DeMolay.


Em momento oportuno, a GLOMN anunciará as próximas atividades dos Templários na Potência.


Fique ligado!


Jornalismo e Conteúdo da GLOMN


.:Como se tornar um maçom:.



Grande Loja Maçônica Nacional