Nota da GLOMN sobre a Guerra da Ucrânia - Veja como ajudar os ucranianos

GLOMN a favor da Paz. A favor da Ucrânia. A favor da Vida.
Explosão é vista na capital ucraniana de Kiev em 24 de fevereiro Gabinete do Presidente da Ucrânia. (Foto: CNN Brasil)

Bandeira da Paz


O Kyiv Pechersk Lavra, ou monastério das cavernas, é um marco arquitetônico em Kiev (Foto: BBC)

A Maçonaria é uma associação íntima de homens escolhidos, cuja doutrina tem por base o Grande Arquiteto do Universo – Deus. Nossos fins supremos são: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Em nossas sessões e encontros buscamos o incessante aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade. Com isso conclama que os cidadãos do mundo são livres e iguais em direitos, onde a tolerância dignifica o princípio essencial e regulador das relações humanas com responsabilidade e cumprimento das leis e deveres.


A Maçonaria exige de seus obreiros como deveres ad eternum: o amor à família, devotamento à Pátria (e não a maus representantes do povo que usem o poder transitório de que é investido para fins mesquinhos e particulares, ou ainda de pequenos grupos, esquecendo do bem comum do povo), combate a ignorância, a superstição e a tirania. Todos muito oportunos para o momento horrendo na qual o leste Europeu está vivendo.


Rússia ataca a Ucrânia ou melhor Putin ataca


Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante encontro com presidente da França, Emmanuel Macron, em Moscou 07/02/2022 (Foto: Thibault Camus/Pool via REUTERS)

Como é de conhecimento de todos, desde a última quinta (24), a Rússia de Putin iniciou um ataque implacável a seu vizinho Ucrânia.


Diante das informações fidedignas e confiáveis, grande parte da população russa não é a favor do ataque à Ucrânia. Mas diante de um presidente como Vladimir Putin, instalado no poder há 23 anos, e deixando claro que tentará se manter até seu último suspiro, somado a sua biografia e perfil, podemos afirmar que essa guerra é de Putin contra a Ucrânia e não da Rússia à Ucrânia.


Vladimir Putin é capaz de qualquer coisa para manutenção do seu poder. Foi implacável inúmeras vezes com seus opositores, fraudou por diversas vezes as eleições e trata dos seus assuntos com mão de ferro. É notório sua obsessão de reviver os momentos gloriosos da extinta União Soviética. Putin é antigo agente da KGB e serviço secreto da Extinta União Soviética e atual Rússia.


Como é recente a história da transformação da antiga União Soviética em vários países, entre eles a Ucrânia, esse país trouxe consigo alguns movimentos separatistas em cidades próximas a fronteira com a Rússia. O primeiro motivo de Putin seria efetivar essa separação. Mas na prática vimos que o interesse dele era dominar toda Ucrânia.


Também existe o medo do avanço da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) perto do seu território e por conseguinte destituição do posto de presidente da Rússia, somado a possibilidade de responder a série de crimes que cometeu nos últimos anos, fez com que desde 2014 passasse a atacar os ucranianos de forma explícita.


Como a Ucrânia avançou muito no tocante as tratativas para se tornar membro oficial da OTAN e Membro da Comunidade Europeia, Putin começou a disseminar Fake News para convencer seu povo, seu poder militar e a comunidade internacional que a invasão ao território ucraniano seria necessária, inadiável e legítima. O que não é o caso. Totalmente criminosa.


O resultado não foi o desejado por Putin, pois a esmagadora maioria das nações condenaram os ataques e inúmeras sanções estão sendo impostas ao Putin e a Rússia, além do reforço militar nos países membros da OTAN.


A posição da GLOMN


Refugiados ucranianos chegam a Przemsyl, no leste da Ucrânia, depois de cruzar a passagem de fronteira de Medyka, em 26 de fevereiro de 2022 (Foto: AFP)

A Grande Loja Maçônica Nacional condena piamente todo o mal que Putin está praticando ao povo ucraniano. Condena qualquer ato de violência contra a democracia e soberania de um país e o ataque as liberdades pessoais. Além de estar matando inúmeros civis, totalmente condenável em uma guerra.


Como Maçons temos o dever de combater não apenas nossas paixões e trabalharmos para nosso aperfeiçoamento individual, mas também, temos o dever de combatermos com toda nossa força os inimigos da humanidade, os seus hipócritas, os pérfidos, os ambiciosos, os corruptos e tiranos. Nosso objetivo fim é a felicidade de todos os povos sob a bandeira da paz.

Nós nos solidarizamos com o povo ucraniano nesse momento difícil, incluindo os Irmãos Maçons desse país. Com o espírito de “agir localmente pensando globalmente” continuaremos a desenvolver ações e atividades para um planeta Terra melhor, voltadas para a paz e iluminando as trevas da sociedade mundial.


Continuamos firmes em nossas oficinas, a ensinar a tolerância, a não violência, onde diferentes etnias, diferentes religiões, convivem harmonicamente, em fraternidade, buscando a construção de uma humanidade o mais justa e perfeita possível.


SOMOS UMA SÓ FAMÍLIA GLOBAL. SOMOS A FAVOR DA UCRÂNIA. SOMOS GLOMN.


São Paulo – SP, Brasil, 26 de fevereiro de 2022

GRANDE LOJA MAÇÔNICA NACIONAL - GLOMN



*********


Como ajudar os ucranianos?


A Grande Loja Maçônica Nacional selecionou órgãos confiáveis de doações para que nossos obreiros, brasileiros e todo o mundo possam ajudar os ucranianos. Veja alguns deles:


Via UNICEF


A organização visa reconstruir as escolas destruídas pelos bombardeamentos e apoiar a saúde, nutrição, educação e proteção das crianças e das suas famílias ucranianas. Mais informações sobre a UNICEF acesse https://www.unicef.pt


Para ajudar acesse aqui https://tinyurl.com/bdhv2ry6


Via Cruz Vermelha Ucraniana


A Cruz Vermelha Ucraniana visa usar os fundos "para ajudar os necessitados, afetados por conflitos armados, organizando bancos de sangue, mobilizando voluntários e recursos e atividades de emergência".


Para mais informações e ajudar acesse aqui https://tinyurl.com/5n7wjf9c


People In Need


A "People in Need" é uma organização que tem com missão ajudar quem mais precisam com alimentos, água potável e abrigos de emergência. A equipa trabalha principalmente nas regiões de Donetsk e Lugansk. "Condenamos veementemente a agressão contra a Ucrânia, que representa a maior ameaça à segurança na Europa desde a Segunda Guerra Mundial".


Para mais informações e ajudar acesse aqui https://tinyurl.com/3y2vmdfk


Revived Soldiers Ukraine


A Revived Soldiers Ukraine (RSU) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a garantir direitos fundamentais aos cidadãos ucranianos, como o direito à vida e o direito a cuidados médicos. Para acessar mais sobre a organização acesse https://www.rsukraine.org


Para ajudar acesse aqui https://tinyurl.com/2pm423m9


Army SOS


A iniciativa objetiva angariar munições, escudos, uniformes e alimentos para os soldos ucranianos. "Vamos ajudar o Exército Ucraniano juntos! Defendam a nossa terra!", lê-se no site da "Army SOS". Para mais informações sobre a iniciativa acesse https://armysos.com.ua/en/


Para ajudar acesse aqui https://tinyurl.com/2p9dnkvd


Vostok SOS


A "Vostok SOS", sediada na Ucrânia, fornece apoio aos ucranianos que fugiram das suas casas e apoio psicológico aos afetados pela guerra. “Ajudamos a encontrar abrigo para pessoas deslocadas e auxiliamos na retirada de pessoas da zona de conflito", salienta a organização não governamental.


Para mais informações sobre a Vostok SOS e para ajudar acesse aqui https://tinyurl.com/4sabkfpw


E lembrando: "Fazer caridade não constitui, simplesmente, auxiliar outrem, mas exercer uma virtude capital com toda plenitude".


.:Como se tornar um maçom?:.


.:Quer se regularizar em nossa potência?:.


.:Campanha Força Petrópolis:.


Jornalismo e Conteúdo GLOMN

156 visualizações
Grande Loja Maçônica Nacional
Logo-GLOMN-Novo-2022_edited.png