GLOMN fortalecendo e estreitando os laços de amizade no Rio e todo país.

Dia Internacional do Amigo


Novas iniciações da GLOMN Rio (Foto: J e C GLOMN)
“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Salmo 133)
O Ágape pós Sessão foi realizado de maneira ritualística (Foto: J e C GLOMN)

No último domingo (18), a Grande Loja Maçônica Nacional realizou mais uma Sessão Magna de Iniciação na cidade maravilhosa, no Rio de Janeiro.


Com comitiva liderada pelo Soberano Grão-Mestre, Valdir Alves Pereira, e o Grão-Mestre Adjunto, José Noleto Sobrinho, e presença de Grandes Secretários, a Sessão transcorreu de maneira Justa e Perfeita.


Após a sessão, o Ágape foi realizado de forma ritualística, um resgate de antigos costumes maçônicos.


Laços de Amizade e Fraternidade


Estreitando os laços de amizade e fraternidade que nos unem como verdadeiros Irmãos, a GLOMN vem realizando diversos tratados de amizade pelo Brasil e mundo, realizando diversas iniciações em vários estados do país, além de elevações e exaltações.


Por praticarem a verdadeira maçonaria, livre da tirania e interesses escusos de certas associações que se dizem maçônicas, os obreiros da GLOMN mostram em cada sessão, ação social e formação sua união e amizade.


Por essa razão, tanto a GLOMN, como todas as potências na qual possui tratado, e levam a maçonaria a sério, consideram o Dia Internacional da Amizade uma data importante no meio da Ordem. Você sabia que a data teve influência maçônica? Veja a seguir.


Origem do Dia do Amigo

Irmão Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) de Buenos Aires criador do Dia do Amigo (Foto: Arquivos J e C GLOMN)

O dia 20 de julho possui um significado especial para os Maçons pois celebra as virtudes da amizade, sentimento de fraternidade consideradas tão essenciais para a Ordem.


Alguns estudiosos relatam que a data foi criada por um maçom argentino, o Irmão Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008). Enrique trabalhou nas Lojas Panamérica nº 397 e Renovación nº 333, ambas de Buenos Aires.


No dia 20 de julho de 1969, considerou a chegada do homem à lua como um símbolo de união entre todos os seres humanos. Aproveitando tal sentimento mundial de amizade, união, e certeza de que juntos somos mais fortes, Irmão Enrique achou oportuno perpetuar tal sentimento em torno da data.


Para Febbraro - professor de filosofia, psicologia, músico e odontólogo - essa conquista criou um valor sem precedentes na época.


Atualmente, é um dia onde as pessoas trocam presentes e mensagens. Pela ONU – Organização das Nações Unidas – a amizade entre as pessoas também é lembrada em julho, no dia 30.


Embora essa resolução tenha sido apoiada pelo governo brasileiro e outros países sul americanos, ainda sim, a data mais comemorada nestes países ainda é o 20 de julho.


Independente da data, é importante que esse sentimento se perpetue em nossas lojas de toda orbe terrestre, sociedades e nações


Feliz Dia do Amigo a todos os Maçons.


Somos amigos. Somos Família. Somos GLOMN.


.:Como se tornar um maçom:.


Jornalismo e Conteúdo GLOMN










151 visualizações
Grande Loja Maçônica Nacional
LOGO GLOMN.png