GLOMN fortalecendo e estreitando os laços de amizade no Rio e todo país.
Dia Internacional do Amigo

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Salmo 133)

No último domingo (18), a Grande Loja Maçônica Nacional realizou mais uma Sessão Magna de Iniciação na cidade maravilhosa, no Rio de Janeiro.
Com comitiva liderada pelo Soberano Grão-Mestre, Valdir Alves Pereira, e o Grão-Mestre Adjunto, José Noleto Sobrinho, e presença de Grandes Secretários, a Sessão transcorreu de maneira Justa e Perfeita.
Após a sessão, o Ágape foi realizado de forma ritualística, um resgate de antigos costumes maçônicos.
Laços de Amizade e Fraternidade
Estreitando os laços de amizade e fraternidade que nos unem como verdadeiros Irmãos, a GLOMN vem realizando diversos tratados de amizade pelo Brasil e mundo, realizando diversas iniciações em vários estados do país, além de elevações e exaltações.
Por praticarem a verdadeira maçonaria, livre da tirania e interesses escusos de certas associações que se dizem maçônicas, os obreiros da GLOMN mostram em cada sessão, ação social e formação sua união e amizade.
Por essa razão, tanto a GLOMN, como todas as potências na qual possui tratado, e levam a maçonaria a sério, consideram o Dia Internacional da Amizade uma data importante no meio da Ordem. Você sabia que a data teve influência maçônica? Veja a seguir.
Origem do Dia do Amigo

O dia 20 de julho possui um significado especial para os Maçons pois celebra as virtudes da amizade, sentimento de fraternidade consideradas tão essenciais para a Ordem.
Alguns estudiosos relatam que a data foi criada por um maçom argentino, o Irmão Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008). Enrique trabalhou nas Lojas Panamérica nº 397 e Renovación nº 333, ambas de Buenos Aires.
No dia 20 de julho de 1969, considerou a chegada do homem à lua como um símbolo de união entre todos os seres humanos. Aproveitando tal sentimento mundial de amizade, união, e certeza de que juntos somos mais fortes, Irmão Enrique achou oportuno perpetuar tal sentimento em torno da data.
Para Febbraro - professor de filosofia, psicologia, músico e odontólogo - essa conquista criou um valor sem precedentes na época.
Atualmente, é um dia onde as pessoas trocam presentes e mensagens. Pela ONU – Organização das Nações Unidas – a amizade entre as pessoas também é lembrada em julho, no dia 30.
Embora essa resolução tenha sido apoiada pelo governo brasileiro e outros países sul americanos, ainda sim, a data mais comemorada nestes países ainda é o 20 de julho.
Independente da data, é importante que esse sentimento se perpetue em nossas lojas de toda orbe terrestre, sociedades e nações
Feliz Dia do Amigo a todos os Maçons.
Somos amigos. Somos Família. Somos GLOMN.
Jornalismo e Conteúdo GLOMN