GLOMN e Soberano Santuário Egípcio do Brasil firmam Tratado

“Vencer minhas paixões, submeter minha vontade e fazer novos progressos na Maçonaria, estreitando os laços de fraternidade que nos unem como verdadeiros Irmãos”

A Grande Loja Maçônica Nacional – GLOMN – conduziu na última semana uma série de intensos e frutíferos trabalhos recheados de tratados com proeminentes Potências espalhadas por todo território brasileiro. Nessa sexta (23), a GLOMN fechou a semanada gloriosa assinando mais um importante Tratado de Reconhecimento e Amizade com o Soberano Santuário Egípcio do Brasil.


“Um grupo de maçons nobres que compõem a Grande Loja Maçônica Nacional”

Grande Hierofante Irmão Cristiano e o Soberano Irmão Valdir assinam Tratado entre as Potências (Foto: J e C GLOMN)

Em Sessão Magna realizada pela Loja Simbólica Rei de Tiro, nº 04, jurisdicionada a GLOMN, o evento contou a presença do Grande Irmão Rogério Cristiano da Silva Gonçalves, Hierofante do Soberano Santuário Egípcio do Brasil, e o Soberano Irmão Valdir Alves Pereira, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica Nacional que presidiu os trabalhos.

Foto (J e C GLOMN)

Além do Tratado de Amizade e Reconhecimento Mútuo, foram trocadas Cartas Patentes e firmadas diversas parceiras entre ambas as Potências. Dentre elas o direito de todos os Mestres Maçons que avançarem para os Graus Filosóficos do Grau 4 ao 33 serem diplomados em ambos os ritos do REAA (Rito Escocês Antigo e Aceito) e no Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm. A GLOMN poderá também trabalhar em suas Lojas o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm no 1º, 2º e 3º graus simbólicos, e o Soberano Santuário poderá trabalhar o REAA nos mesmos graus Simbólicos.


Outra conquista dessa nova parceria foi que o Grande Hierofante Irmão Rogério Cristiano da Silva Gonçalves, e o Soberano Grão-Mestre Irmão Valdir Alves Pereira, outorgaram e foram outorgados Grandes Inspetores Gerais do Grau 33, do REEA e do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, respectivamente, por seus referentes Supremo Conselhos.


Além disso, foi divulgado cursos de hebraico e Cabala para todos os obreiros, em ambas as potências, que serão divulgados em data oportuna.


Maçonaria Justa e Perfeita


Grande Hierofante Cristiano e Soberano Grão-Mestre Valdir em abraço fraterno (Foto: J e C GLOMN)

O Grande Hierofante Cristiano ressaltou: “Pela 1º vez no Brasil, uma iniciação concederá documentação de dois Ritos através de Tratado de amizade. Com certeza, faremos história no país e na Maçonaria. Maçonaria vai além do Rito, é construída com parcerias, fidelidade e respeito”.


O Soberano Grão-Mestre Valdir enalteceu ser uma honra ter recebido o Irmão Cristiano e realizar esse tratado. E continuou: “Essa semana passamos por momentos de Glória e Honra importantíssimos para a vida maçônica. A GLOMN é uma Obediência Maçônica Simbólica, Legítima e Regular em nosso país”. Complementando as falas de Valdir, Cristiano frisou: “Um grupo de nobres homens que compõem a Grande Loja Maçônica. (...) Não diria que somos apenas Irmãos ou visitantes, somos a partir de agora uma só família”.


O Soberano Valdir lembrou que além do Tratado com o Soberano Santuário Egípcio do Brasil, nessa semana, a Grande Loja Maçônica Nacional firmou acordos também com o Grande Oriente Independente Paulista (GOIP), Grande Oriente Paraense (GOPA), Grande Loja Tradicional Brasileira. Alguns dias atrás também, nesse movimento de estreitar os laços de amizade com maçons de toda Orbe Terrestre, a GLOMN assinou tratados com a Grande Loja Maçônica Melckzedeck (GLMM) e a Grande Loja Unida Paulista (GLUP).


Ao final, o Soberano Grão-Mestre Valdir rendeu Glórias ao Grande Arquiteto do Universo a todos os obreiros da GLOMN e das Obediências amigas e fez uma prece para que Deus ilumine a todos, traga muita paz, alegria e concórdia.


Jornalismo e Conteúdo GLOMN



276 visualizações
Grande Loja Maçônica Nacional
LOGO GLOMN.png