Com Jantar Ritualístico, a GLOMN brinda um semestre recheado de vitórias e conquistas

“A Missão maior da Maçonaria consiste justamente nisto: realizar pela convivência humana, a harmonia e equilíbrio necessários ao progresso, pelos princípios da mais rígida ética, em todas as atividades do conhecimento humano" (Soberano Grão-Mestre Valdir)
Foto Comemorativa 2º Jantar Ritualístico (Foto: J e C GLOMN)
Grandes Secretários, Convidados, Grão-Mestrado e Veneráveis Mestres (Foto: J e C GLOMN)

A Grande Loja Maçônica Nacional encerrou gloriosamente o primeiro semestre de 2021, brindando e festejando seu crescimento e desenvolvimento com a 2ª edição do Jantar Ritualístico da GLOMN. O evento aconteceu nessa sexta-feira (25) no Poder Central da Obediência.


Na ocasião, além de render Glórias ao Grande Arquiteto do Universo pelas vitórias, celebrou-se também seu Padroeiro, São João Batista (24/06), e o Início dos Solstício de Inverno (21/06).


Na oportunidade, reuniram-se fraternalmente representantes de todas lojas jurisdicionadas, grandes secretários e convidados em torno do Soberano Grão-Mestre, Valdir Alves Pereira, que presidiu a Sessão Magna. Na ocasião diversos Irmãos foram homenageados pelo empenho que enalteceu de forma efetiva a Grande Loja.

Soberano Grão-Mestre Valdir orientando e incentivando os Obreiros da GLOMN (Foto: J e C GLOMN)

O Soberano Valdir em suas falas elucidou que a GLOMN pratica a Verdadeira Maçonaria, segundo os antigos preceitos, e está crescendo satisfatoriamente por conta do empenho abnegado de todos os seus obreiros.


Como convidado, o Grande Hierofante do Soberano Santuário Egípcio do Brasil, Rogério Cristiano da Silva Gonçalves, enfatizou que o slogan da Grande Loja Maçônica Nacional “Somos Família. Somos GLOMN” não é apenas retórica, é um sentimento vivido e solidificado entre os seus obreiros, e que ele se sente em família também quando presente com os Irmãos GLOMNianos e em suas oficinas.


A Sessão, além do encerramento ritualístico, teve seu findar com a tradicional foto comemorativa.


Os Jantares Ritualísticos


Afresco do cristão fractio panis (partindo o pão para distribuição na Ceia do Senhor), Capela Grega (Capella Greca), Catacumbas de Priscila, Roma, século II a IV DC. (Imagem: Arquivos J e C GLOMN)

Desde a Antiguidade, os povos e mistérios antigos celebravam banquetes místicos e religiosos. Egípcios, gregos, romanos, judeus e tantos outros.


Um exemplo milenar é a celebração da Santa Ceia que se perpetuou até os dias atuais na ritualística da Igreja Católica.


Os cristãos primitivos celebravam suas refeições de amor e caridade, as denominando de ágape.


A Maçonaria tem mantido essas antigas tradições em essência e pureza.


Solstício de inverno e verão

Ilustração dos Equinócios e Solstícios (Imagem: Banco de Imagens J e C GLOMN)

Os equinócios e solstícios receberam o nome de Portas do Céu ou de Estações do Ano. Os solstícios de inverno e verão ou festas maçônicas solsticiais empoderaram São João Batista e São João Evangelista como padroeiros da maçonaria.


No Hemisfério Sul o solstício de inverno e verão acontecem em junho e dezembro respectivamente, e no Hemisfério Norte o solstício de inverno acontece em dezembro e solstício de verão em junho.


Solstício é um acontecimento astronômico que significa o início do Verão ou do Inverno. É a época do ano em que o Sol incide com maior intensidade em um dos dois hemisférios. Durante o solstício, o Sol (visto da Terra) surge no ponto mais afastado do equador celeste ao realizar o seu movimento aparente no céu.


GLOMN a todo vapor


Grão-Mestrado, Convidados e Mestre Instalado em foto com o Banner do evento (Foto: J e C GLOMN)

Muitas foram as conquistas da grande Família GLOMN. Diversos Tratados de Amizade e Reconhecimento, inúmeras iniciações, por conseguinte várias elevações e exaltações, regularizações de obreiros dos mais variados graus maçônicos descontentes com suas atuais potências ou adormecidos, expansão estruturada, planejada e rápida por vários estados do território nacional.


Qual a razão desse crescimento em tão pouco tempo? A Missão da GLOMN é resgatar a prática da Verdadeira Maçonaria, conjuntamente com as Potências Amigas que possuem o mesmo fim.


Seus trabalhos seguem fielmente a Constituição de James Anderson de 1723; os 25 Landmarks de Albert Gallatin Mackey de 1858; os Princípios Básicos para o reconhecimento da GLUI – Grande Loja Unida da Inglaterra - de 1929 com 8 princípios e 1989 com 7; como também, os Doze Pontos da Maçonaria Universal ou da Franco Maçonaria, faça chuva ou faça Sol, seja inverno ou verão.


A GLOMN surgiu para refutar a tirania, politicagem e objetivos inescrupulosos de associações que se intitulam maçônicas.


Exaltação


Como cereja do bolo desse semestre épica do GLOMN, nesta segunda-feira (28), a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Templos de Salomão, nº5, celebrará em Sessão Magna a exaltação de Companheiros Maçons para o Grau de Mestre não só seus obreiros, como também de outros lojas jurisdicionadas. Soberano Valdir presidirá a exaltação.


Isso mostra o compromisso no desenvolvimento e plenitude dos seus Obreiros. A Sessão começa pontualmente às 20h, no Poder Central da Grande Loja Maçônica Nacional.


Somos Família. Somos GLOMN.


.:Como se tornar um maçom:.


Conteúdo e Jornalismo GLOMN



Grande Loja Maçônica Nacional