
Calma! O Poder Central da Grande Loja Maçônica Nacional está inteiro, em paz, não foi atacado, tampouco invadido. Como diz o Soberano Grão-Mestre Valdir: “acalmai vossos corações”.

Brincadeiras à parte, no último sábado (12), o Gran Priorado Independente – Comendadoria Templária de São Bernardo de Claraval visitou o Poder Central da GLOMN, sob a liderança do seu Grão-Mestre Pablo Arsênio de Assis Pinheiro e comitiva, com o objetivo da Investidura como Cavaleiros Templários do nosso Soberano Grão-Mestre, Grão-Mestre Adjunto e alguns dos Grandes Secretários.
Na ocasião, o Soberano Valdir Alves Pereira da GLOMN foi investido como Eminente Preceptor do Preceptório de São Paulo. Em ato contínuo, o Eminente Grão-Mestre Adjunto José Noleto Sobrinho; o Poderoso Irmão Adailton Mendes, Presidente do Poder Legislativo Federal; o Poderoso Irmão José Luiz dos Santos, Grande Secretário dos Selos; o Poderoso Irmão Claudiney Rodrigues, Grande Secretário de Finanças, foram investidos como Sargentos Cavaleiros.
Após a Cerimônia de Investidura restrita para os Cavaleiros Templários, foi realizada uma Missa Templária.
Um pouco da Ordem Templária

Os Cavaleiros Templários são uma organização mundial filantrópica filiada à Maçonaria Universal. Portanto, uma organização Paramaçônica.
Diferentemente da iniciação para entrada em uma Loja Maçônica, que se exige a crença em um Ser Supremo, independentemente da crença religiosa, nos Cavaleiros Templários o ingresso é apenas para maçons iniciados que professem a crença na religião cristã.
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, em latim “Pauperes commilitones Christi Templique Salomonici”, conhecida como Cavaleiros Templários, Ordem do Templo ou simplesmente como Templários.

Teve sua origem como uma ordem militar de Cavalaria durante os séculos XII e XIV, na Idade Média, fundada ao final da Primeira Cruzada de 1096, com a missão original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista.
Estabeleceram-se originalmente no Monte do Templo de Jerusalém, onde existira o Templo de Salomão, e onde é atualmente a Mesquita de Al-Aqsa. Essa é a origem do termo Templários.
Seu primeiro Grão-Mestre foi Hugo de Payens, e seu último, como é de conhecimento da maioria dos maçons, foi Jacques DeMolay. Em muitas biografias, Jacques também é citado como Tiago DeMolay.
Em momento oportuno, a GLOMN anunciará as próximas atividades dos Templários na Potência.
Fique ligado!
Jornalismo e Conteúdo da GLOMN





